> Comunicação Organizacional Verde: EUA acusam Fiat Chrysler de fraude em controle de poluição

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

EUA acusam Fiat Chrysler de fraude em controle de poluição

Fonte: Jornal Nacional

Programa de computador altera emissões de gases poluentes.
Equipamento foi instalado em caminhonetes a diesel.


Os Estados Unidos acusaram a montadora Fiat Chrysler de esconder a existência de um programa de computador que altera as emissões de gases poluentes.

A Agência de Proteção Ambiental americana diz que pelo menos cem mil carros produzidos no país nos últimos três anos emitiam gases poluentes acima dos limites permitidos por lei.

Os chamados óxidos de nitrogênio podem causar enfisema, bronquite e outras doenças respiratórias. A empresa é acusada de mascarar as emissões usando um truque sofisticado.

A Fiat Chrysler não informou às autoridades que tinha instalado programas de computador em dois modelos de caminhonetes a diesel. De acordo com a investigação, o software percebia quando o carro estava sendo vistoriado e controlava a emissão dos óxidos de nitrogênio. Uma vez aprovado, o carro passava a emitir quantidades muito maiores desses gases.

O caso é muito parecido com o escândalo envolvendo a Volkswagen, que na quarta-feira (11) fez um acordo com a Justiça americana e vai pagar mais de US$ 4 bilhões de multa.

O presidente da Fiat Chrysler, Sergio Marchionne, disse que a empresa agiu dentro da lei.

O processo vai ser julgado já no governo de Donald Trump, e o futuro diretor da Agência de Proteção Ambiental, Scott Pruitt, ligado ao lobby do petróleo, defende a flexibilização das leis federais de meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário