Fonte: Ideia Sustentável
Dez líderes de grandes empresas reúnem-se no encontro anual da Plataforma Liderança Sustentável, no dia 30 de outubro, em São Paulo, para apresentar, em palestras curtas, como a sustentabilidade vem sendo inserida no planejamento estratégico de suas organizações. O evento acontece no Teatro Cultura Artística, a partir das 19h (apenas para convidados), e terá transmissão ao vivo pela internet. Entre presidentes e vice-presidentes, já estão confirmadas as participações de representantes da Even, Duratex, Itaipu Binacional, Itaú, Renova, Samarco, Santander, Schneider Electric, Unilever e Votorantim.
O evento marca o início da 3ª etapa da Plataforma Liderança Sustentável, programa lançado em 2011 com a missão de inspirar, conectar e educar novos líderes para o tema da sustentabilidade. “Os depoimentos dos presidentes não trazem apenas histórias bem-sucedidas, mas também erros e aprendizados. A ideia é que a força da experiência relatada inspire e eduque mais e mais profissionais, formando uma grande teia de lideranças que colocam os valores da sustentabilidade no centro da tomada de decisão”, explica Ricardo Voltolini, idealizador do movimento.
Na ocasião acontece, ainda, o lançamento do segundo livro de Voltolini, Escolas de Líderes Sustentáveis (Campus-Elsevier). O primeiro, Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac/SP), inspirou a idealização da Plataforma, que consiste, a rigor, num conjunto de estratégias e ferramentas de gestão de conhecimento: livro, portal, videopalestras, encontros regionais, workshops, estudos, artigos e conteúdos para educadores que trabalham com o tema da sustentabilidade em escolas de negócio e universidades.
As ferramentas, conteúdos e o engajamento promovidos pela Plataforma Liderança Sustentável acabaram gerando um grande movimento, cuja meta é trabalhar 50 casos pessoais de presidentes de empresas durante um ciclo de cinco anos, com a abordagem de cinco temas em sustentabilidade: o estado da arte da liderança para a sustentabilidade (2011), educação (2012), estratégia (2013), inovação (2014) e comunicação(2015). “Já realizamos 186 encontros em 30 meses de existência, atingindo presencialmente 34 mil jovens líderes em todo o país. As videopalestras dos presidentes e especialistas, uma das nossas mais importantes ferramentas, já foram vistas por cerca de 250 mil pessoas”, destaca Voltolini.
Na noite de 30 de outubro serão lançados, também, dois programas educacionais: um para jovens líderes sustentáveis e outro para líderes sustentáveis em governos. A neutralização de carbono do evento será realizada pela empresa Reclicagem.
Um pouco da história do movimento
Na mesma data em que o primeiro livro de Voltolini foi lançado – 2 de junho de 2011 –, aconteceu o primeiro encontro nacional de líderes da Plataforma Liderança Sustentável, com a presença dos 10 presidentes de grandes corporações retratados na obra – Fábio Barbosa (ex-Santander, atual Abril S.A.), Guilherme Leal (Natura), Paulo Nigro (Tetra Pak), Franklin Feder (Alcoa), José Luciano Penido (Fibria), Héctor Núñez (ex-Walmart, atual Ri Happy), Luiz Ernesto Gemignani (Promon), José Luiz Alquéres (ex-Light), Kees Kruythoff (Unilever), Miguel Krigsner (Grupo Boticário). Durante o evento, eles narraram, em minipalestras – gravadas e transformadas posteriormente em vídeos para o portal www.ideiasustentavel.com.br/lideres –, como pensam, agem e com base em que valores tomam decisões.
Em 2012, com o lançamento da segunda etapa do movimento – que tratou de como as empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade –, outras 10 lideranças aderiram ao programa – que, assim, passou a contar com 20 presidentes integrantes.
Novo livro
As histórias dos 10 presidentes integrantes da segunda etapa da Plataforma Liderança Sustentável são a base da obra Escolas de Líderes Sustentáveis. O livro está estruturadoem duas partes. A primeira discute como as escolas de negócios estão tratando o tema da sustentabilidade e preparando novos líderes para promover a transição para uma economia verde. A segunda traz os relatos e depoimentos inspiradores dos 10 presidentes que adotaram estratégias inteligentes de envolvimento e educação de seus líderes para a sustentabilidade. São eles Alessandro Carlucci (Natura), Alfred Hackenberger (BASF), Andrea Alvares (PepsiCo), Britaldo Soares (AES Brasil), Carlos Fadigas (Braskem), João Carlos Brega (Whirlpool),Luiz Barretto (Sebrae), Marise Barroso (Masisa), Oscar Clarke (HP) e Rodrigo Kede (IBM).
Serviço:
O quê: Encontro Anual da Plataforma Liderança Sustentável 2013
Quando:30 de outubro, a partir das 19h (apenas para convidados)
Onde: Teatro Cultura Artística (Av. Juscelino Kubitschek, 1830)
Transmissão ao vivo: www.ideiasustentavel.com.br/lideres
“Líderes sustentáveis são indivíduos que acreditam em e praticam os valores que estruturam o conceito de sustentabilidade, como ética, transparência, respeito ao outro e ao meio ambiente; têm coragem para enfrentar os dilemas socioambientais e tomar decisões difíceis; inserem a noção de sustentabilidade na estratégia central do negócio; e sabem que o lucro não pode mais vir em prejuízo de pessoas e do meio ambiente.”
Muito legal! Pra quem também gostou e quer aprofundar ainda mais no assunto, sugiro este artigo que explica porque a Construção Sustentável = mais dinheiro, saúde e produtividade: http://www.construcaosustentavel.net/2013/12/construcao-sustentavel-mais-dinheiro-saude-e-produtividade.html
ResponderExcluirSaulo, agradecemos muito por estar acompanhando o nosso blog e por sugerir uma postagem. Publicamos agora há pouco: http://comunicacaoorganizacionalverde.blogspot.com.br/2013/12/construcao-sustentavel-facil-e-sem.html
ExcluirSe quiser nos acompanhar em outras redes sociais, temos Facebook (https://www.facebook.com/pages/Comunica%C3%A7%C3%A3o-Organizacional-Verde/694498160566414) e Twitter (https://twitter.com/ComOrgVrd). Inclusive divulgamos o post que nos recomendou nelas.