> Comunicação Organizacional Verde: Bancos redefinem as estratégias

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Bancos redefinem as estratégias

Fonte: Valor Online

Por Maria Alice Rosa

Bancos querem fortalecimento do papel de fomentador de projetos ambientalmente responsáveis


Portugal: "Se você quer alocação maior de recursos para a economia verde, isto precisa estar refletido nos preços"


Representantes do sistema financeiro nacional estiveram reunidos neste mês em um seminário realizado em São Paulo para conhecer o primeiro mapeamento feito no Brasil sobre a participação do setor na economia verde.  O trabalho mostrou, entre outras conclusões, que o segmento de financiamentos e empréstimos é o mais avançado na análise de riscos ambientais, enquanto na área de investimentos o processo está em fase de desenvolvimento e, na de seguros, o momento ainda é de discutir como integrar a questão aos negócios.  Com a visualização do próprio perfil, o setor busca uma base para definir sua estratégia de alinhamento ao desenvolvimento sustentável e de fortalecimento do papel de fomentador de projetos ambientalmente responsáveis.

O mapeamento, composto de três estudos, faz parte de uma pesquisa mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) com objetivo de reunir propostas para a construção de um sistema financeiro sustentável em âmbito global.  A consulta é coordenada no Brasil pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que contou com a parceria do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no trabalho.  Uma das percepções é de que será necessário um trabalho conjunto, em que as políticas públicas reflitam o interesse do país em promover - e acelerar - a transição, contribuindo para derrubar barreiras, como a falta de marcos regulatórios bem definidos e a consequente insegurança jurídica, e criando incentivos.

"Se você quer ter uma alocação maior de recursos para a economia verde, isto precisa estar refletido nos preços. O governo pode, através de tributação, por exemplo, procurar tornar mais caros produtos nocivos ao meio ambiente e menos caros os que são positivos. Isto fará aumentar o núcleo de empresas com produtos positivos, ampliando o fluxo de recursos para este núcleo. E o setor financeiro vai financiar isto", diz o presidente da Febraban, Murilo Portugal.

A identificação de alternativas que tornem os negócios da economia verde realmente competitivos - pelo risco-retorno que oferecem e não em teoria, por serem menos nocivos - é um dos objetivos do mapeamento, cujos estudos estarão expostos para consulta pública no site da Febraban até setembro. A pesquisa, por ser a primeira, encontrou limitações como a falta de uniformidade - e, portanto, comparabilidade - das informações entre as instituições, e a baixa disponibilidade de dados quantitativos sobre processos e produtos voltados para a economia verde.

Conforme o levantamento, 100% das operações de financiamentos para pessoas jurídicas feitas hoje no país passam por algum filtro de análise de risco, de forma transversal, por conta de políticas e processos adotados pelas instituições.  Em dezembro de 2013, data-base da pesquisa, este mercado totalizou R$ 1,4 trilhão.  Os volumes ficam menores quando essas análises ficam mais específicas, como as que envolvem concessões com base nos Princípios do Equador - critérios do Banco Mundial para a concessão de crédito -; ou processos e políticas de risco socioambiental para setores de alto risco; setores da economia verde com base na classificação do Pnuma; ou produtos e serviços específicos para a área socioambiental.

"As análises de concessão de financiamentos já incorporaram o risco ambiental. O desafio agora é levar isso com a mesma intensidade para as áreas de investimentos e seguros", diz o diretor de relações institucionais da Febraban, Mário Sérgio Vasconcelos. Em investimentos, 62% dos ativos sob gestão no mercado de fundos de pensão são de signatários dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), iniciativa de investidores em parceria com o Pnuma, enquanto entre gestores de recursos de terceiros o índice é de 56%.

Em ambos os casos, no entanto, não foi possível calcular quanto dos recursos já está incorporado na avaliação de riscos socioambientais nas decisões de investimento. Em seguros, embora haja um forte engajamento aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) e PRI, esse conhecimento ainda não encontrou meios práticos para ser traduzido em investimentos, produtos e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário