> Comunicação Organizacional Verde: Livro “Comunicação Organizacional Verde” ganha destaque na mídia

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Livro “Comunicação Organizacional Verde” ganha destaque na mídia


O livro, pensado para o público empresarial e acadêmico, tenta suprir a lacuna de bibliografia nacional que oriente empresas e organizações sobre como transformar os desafios trazidos pelas mudanças climáticas e a escassez de determinados recursos naturais em verdadeiras oportunidades de negócios


   Imagem: Nathália Ronfini
Da esquerda para direita: Eduardo Murad, Emmanoel Boff e Nemézio Amaral Filho autografando o livro durante o lançamento
Diante do crescente interesse da sociedade pelo tema sustentabilidade ambiental, o livro Comunicação Organizacional Verde: Economia, Marketing Ambiental e Diálogo Social para a Sustentabilidade Corporativa, lançado em 18 de novembro deste ano, ganhou destaque na mídia através de notas e matérias em jornais, portais de notícia e rádio, incluindo também uma entrevista concedida por um dos autores ao programa Show de Notícias, da CBN. Editada pela Editório, a obra nasceu com a proposta interdisciplinar inédita de, por meio da Economia, o Marketing e a Comunicação, lançar bases do crescimento sustentável por meio do conceito de Comunicação Organizacional Verde. Não por acaso, o projeto foi idealizada pelo economista Emmanoel Boff (UFF), pelo jornalista Nemézio Amaral Filho (Ibmec), e pelo publicitário Eduardo Murad (UFF/Ibmec), os três professores-doutores que ministram disciplinas que fazem a interface entre suas áreas de formação e as questões ambientais.

                                                       Imagem: Nathália Ronfini
Da esquerda para a direita: Eduardo Murad, Emmanoel Boff e Nemézio
Amaral Filho durante a palestra realizada no lançamento do livro
De acordo com Nemézio Amaral Filho, cada vez mais empresas e organizações têm investido em sustentabilidade, mas a maior parte delas ainda têm dificuldades em comunicar adequadamente ao consumidor como a empresa fornece produtos e serviços ambientalmente responsáveis, transformando essa informação num diferencial mercadológico. "O que fizemos foi sistematizar e propor procedimentos ao mercado a partir de pesquisas e metodologias acadêmicas. Há uma disposição favorável da opinião pública por empresas que adotem práticas sustentáveis - é preciso saber comunicá-las", explica Nemézio Amaral Filho. Eduardo Murad completa: “Consumir é também uma forma de se expressar. Quando um consumidor adquire um produto ele não busca somente o bem material ou o serviço, mas também todos o valores que ele transmite. Felizmente, há um mercado em forte ascensão que se identifica com as questões ambientais e que escolhe a opção verde na hora de comprar, mesmo que isso represente pagar mais”.

Para Emmanoel Boff, o crescimento do consumo verde é uma forma de pressionar as empresas que não investem em sustentabilidade a reavaliar suas diretrizes. “Não só os consumidores estão começando a aprender a fazer escolhas mais conscientes, como os grandes investidores também têm exigido das companhias que provem que investem em sustentabilidade e que assim estarão preparadas para encontrar fontes alternativas e menos poluentes para as suas produções, num futuro bem próximo, o que deve garantir a longevidade desses negócios”.

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