Ponte: Segs
Projeto é voltado para líderes de negócios no país
Pela primeira vez na América Latina, o Business and Sustainability Programme, criado há 20 anos pelo renomado Programme for Sustainability Leadership (CPSL) da Universidade de Cambridge, na Grã-Betanha, terá edição no final de setembro, em São Paulo. O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) traz o curso ao país.
Considerado um dos mais relevantes fóruns internacionais para a sustentabilidade, o Business & Sustainability Programme tem o Príncipe Charles como patrono. Fundado em 1994, o programa já formou mais 2.500 líderes de cerca de 1.000 empresas em países da Europa, nos Estados Unidos, África do Sul e Austrália. Entre os participantes, executivos da Shell, ABN AMRO Bank e Anglo American.
O curso oferece um mix criativo de sessões apresentadas de maneira tradicional, complementadas com diálogos e trabalhos em grupo, permitindo que líderes do setor privado tenham contato com pares de outros setores, de ONGs e do poder público. O programa oferece conhecimento de ponta e exemplos de melhores práticas para ajudar líderes a desenvolverem estratégias genuinamente sustentáveis para o sucesso de suas organizações. Dessa forma, apresenta excelentes resultados na facilitação de encontros complexos e processos de aprendizagem do mais alto nível. A ideia é desafiar os atuais modelos de gestão dos executivos e estimular a reflexão além do que imaginam ser possível.
O seminário no Brasil receberá uma abordagem global e local, com palestras e discussões em grupo, lideradas por membros do corpo docente da Universidade de Cambridge e palestrantes convidados. O corpo docente é formado por especialistas da área de renome nacional e mundial com extensa experiência profissional, como executivos e líderes de negócios. Entre os professores e palestrantes já confirmados estão Fábio Barbosa (Grupo Abril), Richard Burrett (co-chair da Iniciativa Financeira do PNUMA – UNEP FI, em inglês), Philippe Joubert (consultor sênior do WBCSD - World Business Council for Sustainable Development), José Goldemberg (físico) e Fábio Feldmann (ex-secretário de meio ambiente do Estado de São Paulo). O seminário ainda contará com um vídeo gravado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
“Sustentabilidade é hoje um conceito imperativo para os negócios e para os governos. Por isso, é essencial sensibilizar e engajar a alta liderança e fazê-la entender as implicações estratégicas dos riscos e das oportunidades que surgem quando se faz uma análise do negócio a partir desse conceito. O poder público também começa a adotar cada vez mais critérios de sustentabilidade nas licitações e nas compras públicas. O curso de Cambridge vem para suprir essas carências”, afirma Marina Grossi, presidente executiva do CEBDS.
As atividades levarão os participantes a compreender as tendências globais, permitindo-os encontrar meios estratégicos e práticos de integrar soluções de cunho social e ambiental nos seus processos de tomada de decisão. O Business & Sustainability Programme acontecerá em São Paulo, entre os dias 25 e 28 de setembro, em local afastado cerca de 1 hora da capital paulista, de modo a permitir que os participantes fiquem totalmente envolvidos com as atividades planejadas.
Sobre o CEBDS
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil que lidera os esforços do setor empresarial para a implementação do desenvolvimento sustentável no Brasil, com efetiva articulação junto aos governos, empresas e sociedade civil. Fundada em 1997, reúne hoje 77 expressivos grupos empresariais do país, com faturamento de cerca de 40% do PIB e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. Representa no Brasil o World Business Council for Sustainable Development (WSBCD), organização global que conta com uma rede de mais de 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países. O CEBDS é integrante da Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21; do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético; do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; do Fórum Carioca de Mudanças Climáticas, do Comitê Gestor do Plano Nacional de Consumo Sustentável e do Conselho Mundial da Água.
Mais informações: http://www.cebds.org.br/business-and-sustainability-programme-brasil/
Nenhum comentário:
Postar um comentário