> Comunicação Organizacional Verde: Instituto Akatu lança rede de aprendizagem para consumo consciente e sustentabilidade

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Instituto Akatu lança rede de aprendizagem para consumo consciente e sustentabilidade

Fonte: O Globo

Ferramenta online, lançada nesta quarta-feira, pretende mobilizar alunos e professores do ensino fundamental


RIO - Entrou no ar nesta quarta-feira a plataforma on-line do projeto Edukatu, voltado para professores e alunos do ensino fundamental. Trata-se da primeira rede de aprendizagem para o consumo consciente e sustentabilidade do Brasil. O conteúdo, disponibilizado pelo Instituto Akatu traz informações, games e um espaço para que professores possam baixar planos de atividades escolares e compartilhar experiências ligadas aos temas.

A plataforma é dividida em três blocos: “Na mochila”, com informações atualizadas sobre consumo consciente; “Circuito”, com games e atividades lúdicas; e a “Rede”, espaço onde alunos e professores se encontram para fazer contato e compartilhar experiências, e que contará com a participação de um mediador do Akatu para tirar dúvidas e dar dicas aos participantes.

Como explica a Gerente de Educação do Instituto Akatu, Silvia Frei de Sá, dentro do "Circuito", os professores encontram três percursos separados pelos temas “água”, “terra” e “ar”. Em cada um deles, é possível baixar um plano completo de aulas, com informações importantes sobre os temas, dicas de vídeos e atividades práticas.

No tópico “terra”, por exemplo, os professores encontram atividades que promovem a utilização integral de alimentos. Já em "água" há sugestões de atividades em que os próprios alunos podem detectar e solucionar o desperdício do recurso dentro da escola.



Página entrou no ar nesta quarta-feira Reprodução / Internet

Facilitador


De acordo com Silvia, os professores já são naturalmente muito demandados por criar trabalhos relacionados ao tema. Por isso, a plataforma deve funcionar como recurso facilitador, levando até eles as informações mais relevantes, de maneira direta, mas sem interferir na autonomia de cada profissional.
- Nossa ideia é disponibilizar para o professor um conteúdo que ele possa adaptar à realidade da escola onde atua, e não um projeto fechado. Tanto que ele poderá mostrar, através do site, as adaptações que ele venha a fazer, para que o conteúdo fique ainda mais abrangente - conta Silvia.

Antes de entrar no ar, o projeto, que foi foi apoiado pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, foi testado em 16 escolas. A meta é que, pelo menos, 250 professores comecem a utilizar os recursos do Edukatu nos próximos meses, abrangendo um universo de 6.200 alunos.

- Se pensarmos que estes alunos disseminaram o conteúdo aprendido em suas famílias e comunidades, o projeto ganha o poder de alcançar um universo de até 181 mil pessoas, neste primeiro momento - vislumbra Silvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário