> Comunicação Organizacional Verde: Construção sustentável fácil e sem custos extras

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Construção sustentável fácil e sem custos extras


Por Saulo Segurado, do Construção Sustentável

Construção sustentável = mais dinheiro, saúde e produtividade


Como é brilhantemente explicado no relatório do Clube de Roma "Money and Sustainability: The Missing Link" (Bernard Lietaer, et al, 2012), nosso sistema monetário atual é naturalmente instável e destrutivo. O relatório apresenta números assustadores: somente entre 1970 e 2010, houveram 145 crises bancárias, 208 crises monetárias e 72 crises de dívidas soberanas, o que resulta em uma média de mais de 10 crises por ano (apenas na Europa).

A conclusão que se pode chegar é simples: não podemos mais ignorar práticas que promovem a Sustentabilidade, como, por exemplo, a construção sustentável.

A indústria da construção é uma das grandes responsáveis pelos elementos que tornam nosso sistema monetário instável, são eles:

  • Os intermináveis empréstimos bancários.
  • Os saques indevidos nos fluxos de caixa visando ROIs de curtíssimo prazo.
  • Os juros compostos que impõem um crescimento obrigatório em um mundo finito. 
  • As taxas de juros convencionais que concentram a riqueza no topo e empobrece a maioria, o que aumente a instabilidade social.
  • A destruição do capital social, sobretudo nos países industrializados.

Os empreendedores da construção precisam entender imediatamente o altíssimo potencial de crescimento de seus lucros resultantes do uso de práticas da construção sustentável, que aumentam consideravelmente a saúde e produtividade dos usuários da edificação, além de contribuir de forma singular para sua reputação no mercado. Somente neste post você vai entender como explorar esta tendência mundial de forma simples para obter os melhores resultados de seus esforços de Sustentabilidade em qualquer projeto.


Como ganhar dinheiro com a construção sustentável? 


http://www.construcaosustentavel.net/2013/12/construcao-sustentavel-mais-dinheiro-saude-e-produtividade.html


Não se trata mais de exibir porcentagens de reciclagens, os consumidores querem uma responsabilidade ambiental muito maior dos fornecedores de seus produtos. E isso se aplica completamente à construção. Ecologicamente correto já não é mais apenas reduzir as emissões de carbono durante a fabricação, isso não atrai mais ninguém. Tratar a Sustentabilidade apenas como uma estratégia de marketing atualmente é inaceitável.

Hoje não adianta um produto ser ecologicamente correto se ele não for prático e bonito ao mesmo tempo. As pessoas querem mais, querem produtos no estado da arte. A construção sustentável é o estado da arte da construção, é onde separamos os homens dos meninos na nossa indústria. 

Atualmente se você disser que tem uma janela de vidro reciclado que as pessoas precisam usar, quase ninguém vai comprá-la. Mas se você disser que tem uma janela energeticamente eficiente (que reduz a conta de eletricidade), linda e fácil de instalar, prepare-se para uma avalanche de pedidos.

É desta forma que enxergamos a construção sustentável no Grupo Ataque Sustentável: ou realizamos projetos de Sustentabilidade fáceis, sem custos extras (até mais baratos, se possível) e com um design tão bom quanto o de qualquer empreendimento convencional, ou nada feito! Como já explicamos em outros posts, isso não é nada fácil, mas é possível se a equipe de projeto estiver disposta a trabalhar mais e fazer corretamente as difíceis decisões onde há um conflito de escolhas.

Para ganhar dinheiro com a construção sustentável o empreendedor precisa fazer mais do que bombardear seus consumidores com mensagens ambientais. É preciso escancarar os benefícios que fazem a diferença para eles. Ninguém se importa com uma porcentagem de redução na emissão de gás carbônico, não perca tempo com isso. Diga para eles exatamente o que eles querem ouvir: quanto vão economizar? quanto trabalho terão? como é o design?

O marketing faz parte da construção sustentável, claro, mas ela é muito mais do que isso. Construir com Sustentabilidade é desafiar o modelo de negócios de uma indústria inteira. Uma indústria grosseira e extremamente lenta na adoção de novas práticas. Ela não tem culpa, afinal sua logística é um fator crítico e requer esforços humanos para viabilizar qualquer mudança. A culpa é nossa por aceitarmos esta lentidão de braços cruzados, considerando que poderíamos estar ganhando muito mais dinheiro, vivendo com muito mais saúde e trabalhando com muito mais produtividade!


Retorno sobre o investimento da construção sustentável 


http://www.construcaosustentavel.net/2013/12/construcao-sustentavel-mais-dinheiro-saude-e-produtividade.html

1. Retorno Econômico

  • Redução de custos: edificações sustentáveis economizam dinheiro desde o primeiro dia de construção. Estas economias são provenientes da redução do consumo de água e energia, no curto prazo, e dos custos com operações e manutenções, no longo prazo.
  • Aumento patrimonial: como investidores e usuários estão cada vez mais familiarizados e preocupados com os impactos ambientais e sociais dos ambientes construídos, edificações com melhores credenciais sustentáveis possuem um maior “valor de marca”, comercialização, etc.
  • Redução nas demandas de consumo: além da economia financeira direta para o empreendedor ou usuário, a redução nas demandas de consumo afeta indiretamente a indústria da construção com um todo. Como edificações sustentáveis fazem mais por menos, os custos com serviços públicos, por exemplo, são consideravelmente reduzidos.
  • Benefícios fiscais: diversos países oferecem incentivos fiscais para a construção sustentável. Por exemplo, para as concessionárias, é importante economizar energia com edificações menores para vendê-la para as indústrias, que pagam mais por quilowatt. Alguns bancos também fornecem financiamentos com taxas menores para a construção de edificações sustentáveis.
  • Aumento das vendas: uma pesquisa feita da Califórnia (EUA) com 100 lojas constatou que as vendas são 40% maiores em lojas que utilizam elementos de iluminação natural, ou seja, além da economia com o consumo reduzido de energia, é possível faturar mais usando práticas sustentáveis. Fantástico, não é?


2. Retorno Social

  • Mais saúde e produtividade: diversas evidências comprovam que a Sustentabilidade aplicada nas características físicas da edificação e dos ambientes internos gera melhorias significativas na produtividade, saúde e bem estar dos usuários, trazendo benefícios valiosos sobretudo para os negócios.
  • Maior qualidade de vida: é muito difícil precificar isso. Por exemplo, quanto você pagaria para desfrutar um dia menos estressante ou para evitar pegar uma gripe? Quando todos os retornos econômicos citados são somados a isso, o estilo de vida sustentável faz sentido para qualquer comunidade no Planeta. 
  • Marketing verde: é um conceito totalmente distorcido pelo público geral. A construção sustentável não é só marketing, mas ela também é marketing. Qual é o problema disso? É como uma empresa que faz ações de caridade em troca de "marketing gratuito", no final todos saem ganhando. Muita gente constrói edificações sustentáveis apenas pelo marketing? Sim, mas, ao mesmo tempo que eles estão obtendo retornos econômicos e sociais (junto à comunidade local, por exemplo) desta exposição diferenciada, eles estão ajudando o Meio Ambiente como qualquer outra edificação sustentável faria.
  • Proteção e retenção de talentos: a forma como os líderes se comportam e influenciam seus colaboradores afeta muito a manutenção das pessoas nas organizações. Ser referência em Sustentabilidade é uma forma de melhorar a retenção das grandes estrelas.
  • Redução de riscos ambientais: é um retorno ambiental que afeta significativamente os outros dois pilares, portanto decidimos colocá-lo aqui. Os riscos ambientais podem afetar significativamente a rentabilidade e o valor dos ativos imobiliários no futuro, refletindo em seu retorno sobre o investimento. Riscos regulatórios estão cada vez mais evidentes em todo o mundo, incluindo códigos e leis que proíbem a construção de edificações ecologicamente incorretas e ineficientes em relação à Sustentabilidade.


3. Retorno Ambiental

Como este não é o foco desta postagem, além da maioria dos retornos serem óbvios, vamos apenas citá-los sem maiores explicações.

  • Redução da emissão de gases nocivos.
  • Conservação e restauração dos recursos naturais.
  • Redução e reaproveitamento de resíduos.
  • Aumento na qualidade do ar e da água.


Traduzindo para a linguagem dos empreendedores da nossa indústria: a construção sustentável é a opção que faz mais sentido porque atrai mais compradores (= mais dinheiro), aumenta significativamente o valor das edificações (= mais dinheiro) e fornece ambientes mais produtivos (= mais dinheiro). Levando isso em consideração e o fato de que estamos caminhando para uma era altamente tecnológica e com recursos naturais muito mais caros, não podemos de forma alguma ignorá-la.


Extra: 3: empresas que estão ganhando muito dinheiro com a sustentabilidade (Fonte: World Resources Institute


http://www.construcaosustentavel.net/2013/12/construcao-sustentavel-mais-dinheiro-saude-e-produtividade.html

1. PepsiCo: técnicas de conservação de água têm ajudado a reduzir os custos de água e energia nas operações da empresa em $45 milhões desde 2006. Trabalhando com ONGs e outros parceiros locais, a PespsiCo está compartilhando os aprendizados destas experiências com sua rede de agricultores para construir uma rede de suprimentos mais sustentável. A empresa também tem um local onde ela está testando tecnologias de energia solar, biomassa e outras fontes limpas, visando descobrir qual tecnologia funciona melhor em suas instalações, considerando as características específicas do seu modelo de negócios.

2. Waste Management, Inc.: a empresa está colaborando com seus clientes e investindo em tecnologias avançadas, como a pirólise, transformando seu fluxo de resíduos em energia limpa. Sua liderança quer criar mais valor a partir de seus materiais do que a concorrência faz. Eles entenderam que, ao desenvolver tecnologias que transformam seus resíduos em produtos de valor, o que é considerado "lixo" pode ser tornar uma fonte importante de receita.

3. Intel Corporation: experimentos envolvendo descontos de custos sociais e ambientais em suas projeções financeiras estão sendo feitos para projetos de capital, como novas fábricas. A Intel Corporation aumentou o tempo de retorno sobre o investimento para alguns projetos que ajudam a reduzir os riscos ambientais. Ao integrar a Sustentabilidade ao coração de seu processo orçamentário, a empresa agora pode fazer investimentos financeiros mais sólidos e com um risco menor de enfrentar as pressões ambientais no futuro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário