> Comunicação Organizacional Verde: Iniciativas Empresariais do GVces compartilham experiências de 2013 e perspectivas para 2014

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Iniciativas Empresariais do GVces compartilham experiências de 2013 e perspectivas para 2014

Fonte: GVces 

Fórum Anual propõe ampliar a integração das Iniciativas para intensificar a convergência e articulação de empresas em prol da sustentabilidade, dialogando diretamente com os desafios e a complexidade de um desenvolvimento inclusivo e dentro dos limites ambientais no Brasil


Por Bruno Toledo

Integrar experiências para dialogar com a realidade. Essa é a ideia que guia as atividades das Iniciativas Empresariais desde o começo desse ano, e que se fez presente mais uma vez com a realização do Fórum Anual, promovido no dia 04/12, na Casa das Caldeiras, em São Paulo. As quatro iniciativas do GVces – Plataforma Empresas pelo Clima (EPC), Iniciativa Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (IDLocal), projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV), e iniciativa Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE) – se reuniram no Fórum para celebrar e compartilhar o trabalho desenvolvido em 2013 e para apontar as perspectivas para o ano de 2014. O evento também marcou o ciclo das comemorações dos 10 anos do GVces, completos em setembro de 2013.

As Iniciativas Empresariais correspondem a projetos do GVces que atuam na dimensão da oferta da economia e que reúnem empresas para dialogar e co-construir ferramentas, soluções, estratégias e políticas relacionadas em prol do desenvolvimento sustentável. Esse trabalho se desenvolve a partir de quatro temas importantes: clima, inovação, serviços ecossistêmicos e desenvolvimento local.

O Fórum reuniu pesquisadores do GVces e representantes das empresas membro das Iniciativas ao lado de parceiros do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV/EAESP para dialogar sobre os resultados do Ciclo 2013, promovendo troca de experiências, impressões e expectativas.

Confira a seguir alguns dos destaques de cada Iniciativa em 2013, apresentados durante o Fórum.

Empresas pelo Clima (EPC): instrumentos econômicos e ferramentas para a construção de uma economia de baixo carbono


Em 2013, a EPC se debruçou em dois instrumentos econômicos importantes para incentivar a agenda de clima no Brasil: política fiscal e crédito verde, e mercado de carbono. No último caso, a EPC decidiu inovar: convidou suas empresas-membro a elaborar conjuntamente um sistema simulado de comércio de emissões, olhando para as experiências práticas no exterior e para as especificidades e necessidades da realidade brasileira. A partir de grupos de trabalho, a EPC desenhou um sistema que começará a ser simulado a partir de 2014. "A simulação será uma grande oportunidade para que as empresas conheçam na prática a realidade de um mercado de carbono", argumenta Mariana Nicolletti, coordenadora da EPC. "Para nós, será um momento para testar o modelo e analisar o processo, identificando boas práticas que podem ser replicadas em iniciativas voluntárias e reguladas de comércio de emissões".

Além do trabalho com instrumentos econômicos, a EPC também aprofundou o estudo de duas ferramentas importantes para a construção de uma economia de baixo carbono: tecnologia da informação e comunicação (TIC), e energia renovável.

De acordo com Mariana, TIC pode ter um papel importante no esforço de mitigar as emissões de gases de efeito estufa. "Estudos apontam que a aplicação de ferramentas de TIC pode reduzir as emissões nacionais em 27% até 2020, caso ganhem escala dentro da economia", explica a coordenadora da EPC. 

A EPC promoveu em setembro passado uma oficina sobre o tema, trazendo as impressões de especialistas e a perspectiva internacional e reunindo casos de aplicação dessas ferramentas por parte de empresas-membro da Iniciativa. "Essas ferramentas já estão disponíveis, e muitas já estão sendo utilizadas por empresas-membro da EPC, com bons resultados", aponta Mariana. O trabalho da EPC no tema e as ferramentas identificadas estão em um paper especial elaborado pela equipe de pesquisadores da Plataforma. Clique aqui para baixar o paper.

No caso de energia renovável, a realidade atual das emissões nacionais reforça a importância do setor elétrico para os esforços de mitigação nacional. Nos últimos anos, as emissões associadas à produção de energia elétrica aumentaram mais de 120%, muito acima da média global no setor e do próprio crescimento da economia brasileira no mesmo período. Segundo Mariana, "o setor elétrico já representa por volta de 8% das emissões nacionais, com a tendência de dobrar até o final desta década, tendo em vista os investimentos previstos no país em fontes fósseis, como o pré-sal".

Para contribuir na discussão sobre o tema, a EPC elaborou um conjunto de propostas de políticas públicas para o setor elétrico brasileiro, com o propósito de auxiliar o poder público na construção de uma matriz energética mais limpa. Estas propostas estão sistematizadas em uma nova publicação da série “Propostas Empresariais de Políticas Públicas para uma Economia de Baixo Carbono no Brasil”, lançada durante o Fórum.

Para as empresas brasileiras, as mudanças climáticas já são uma realidade cotidiana, e o sucesso da EPC e do Programa Brasileiro GHG Protocol é uma evidência de como essas organizações estão se preparando e trabalho para uma economia de baixo carbono. "O tema da mudança do clima trouxe uma revolução dentro da nossa empresa, na gestão e no engajamento dos nossos colaboradores", aponta Alexandre Mendonça, da OI, que contribuiu com o diálogo que se deu no centro da roda no Fórum. Segundo ele, abordar as mudanças climáticas dentro da empresa serviu para que diversos setores da empresa se aproximassem e refletissem coletivamente sobre o tema. "É dessa integração de áreas e de equipes que surgem novas ideias", completa Alexandre.

Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV): Resíduos Sólidos e Pós-Consumo


O Ciclo 2013 de ISCV encarou um tema delicado e complexo na agenda política brasileira atual: a gestão de resíduos sólidos e pós-consumo. "Em geral, a sociedade não gosta de pensar e discutir sobre resíduos", aponta Renata Toledo, coordenadora da Iniciativa. “Culturalmente, a sociedade ainda tende a ignorar a questão do lixo em geral e da produção de resíduos, por ser um problema complexo, que envolve práticas de consumo”. Mas para as empresas brasileiras, resíduos e pós-consumo tornaram-se tópicos importante em sua agenda desde que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) entrou em vigor, em 2010, prevendo metas e obrigações para o poder público, setor privado e cidadãos em geral.

No decorrer de 2013, foram realizadas três oficinas com a presença das 16 empresas membro de ISCV e de nove pequenos e médios empreendimentos com práticas e processos inovadores e sustentáveis na gestão de resíduos sólidos e pós-consumo. "As oficinas serviram como oportunidade para discutir e mapear os desafios e oportunidades das empresas no que tange à implementação da Política Nacional, para que depois pudéssemos contribuir para o tema com orientações para o gerenciamento de resíduos sólidos", explica Renata.

Os casos de inovação selecionados e as orientações para gestão de resíduos estão na publicação final do Ciclo 2013. Durante o Fórum, os nove casos do Ciclo 2013 puderam apresentar suas soluções de inovação na gestão de resíduos e pós-consumo em uma feira, que reuniu também quatro dos nove empreendimentos que participaram do Ciclo 2012 do projeto ISCV.

A grande proposta de ISCV é servir como catalisador para que a cadeia de valor de grandes empresas se torne uma indutora da inovação em sustentabilidade, a partir dos pequenos e médios empreendimentos, que muitas vezes são fontes primordiais de soluções inovadoras para o mercado.

Muitas empresas importantes vêm trabalhando para aproveitar o potencial de inovação na cadeia de valor. Por exemplo, a BRF, que foi representada no Fórum por Fernanda D’Avila, da área de sustentabilidade, vem desenvolvendo um programa de monitoramento das suas cadeias de suprimento, iniciativa influenciada pelo trabalho de ISCV. "Percebemos que um ambiente de criação conjunta e de diálogo é o caminho para que empresas grandes, com cadeias de valor complexas e muita geração de resíduos, possam discutir inovação e sustentabilidade em suas operações e junto aos seus fornecedores", aponta Fernanda D'Ávila. “Fizemos um trabalho interno intenso, chamando outras áreas da empresa para desenvolver o programa de monitoramento em sustentabilidade das nossas cadeias de suprimento, para construir um ambiente de transparência e diálogo dentro da empresa e com os nossos fornecedores”.

Com o apoio das grandes empresas cresce o potencial de inovação de pequenos e médios fornecedores para desenvolver novas soluções na gestão de resíduos sólidos. "A Política Nacional é uma decisão da sociedade, que precisamos dar encaminhamento e resolver", explica Fernando Grazini, da RedeResíduos, uma das iniciativas inovadoras selecionadas por ISCV neste ano. "E precisamos fazer isso cooperando com os diferentes atores, compartilhando nossos aprendizados e construindo coletivamente os caminhos e soluções".


Iniciativa Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (ID Local): Proteção integral de crianças e adolescentes


O mote da IDLocal, em seu primeiro ciclo de atividades, foi a proteção integral de crianças e adolescentes no contexto de grandes empreendimentos. Segundo Aron Belinky, coordenador da Iniciativa, esse tema surgiu a partir de uma provocação inicial feita pela Childhood Brasil, uma das parceiras de IDLocal neste Ciclo, ao conhecer o trabalho desenvolvido pelo GVces na construção de indicadores de desenvolvimento local em Juruti (PA): como conectar o desenvolvimento local com a questão da proteção da infância e da juventude.

"Nós apostamos na ideia de que podemos gerar valor para as empresas e para a sociedade a partir da proteção integral de crianças e adolescentes", explica Aron. A partir de um processo de construção coletiva, o objetivo da IDLocal em 2013 foi construir um conjunto de diretrizes empresariais para orientar a atuação das empresas na proteção integral desses jovens cidadãos em lugares que recebem grandes empreendimentos.

O trabalho foi desenvolvido a partir de oficinas temáticas, com a presença de especialistas, que auxiliaram no diagnóstico dos desafios que as empresas enfrentam e na identificação dos papéis e responsabilidades das empresas na proteção integral. Um momento importante nessa etapa de diagnóstico foi a viagem de campo para a cidade de Altamira (PA), com o objetivo de conhecer mais de perto os impactos e as mudanças causadas pela construção da AHE Belo Monte.

"A viagem para Altamira foi muito marcante para todos nós", reflete Ana Paula Cutolo, da AngloAmerican. “Vimos na prática os dilemas causados pela vinda de um grande empreendimento, e percebemos também que não podemos subestimar a capacidade da população local de compreender as mudanças decorrentes dessa nova realidade”.

A partir das experiências de campo e das discussões em oficinas, a IDLocal desenvolveu um conjunto de diretrizes, sistematizado na publicação Geração de Valor Compartilhado a partir da Proteção Integral de Crianças e Adolescentes. Uma das ideias para 2014 já está em prática: um grupo de empresas-membro da Iniciativa utilizarão as diretrizes como ferramenta para o planejamento em situações tangíveis e reais. "Teremos um diálogo contínuo dentro do grupo, identificando as dificuldades de aplicação e as possibilidades de melhoria nas diretrizes", explica Aron. "Nossa ideia é termos, no final de 2014, um conjunto de orientações práticas para a implementação dessas diretrizes pelas empresas".

Tendências em Serviços Ecossistêmicos: Valoração


Junto com IDLocal, outra Iniciativa Empresarial do GVces que debutou em 2013 foi a Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE). Segundo Mario Monzoni, a proposta da TeSE é lidar com uma lacuna que as empresas ainda possuem no campo da sustentabilidade. "Hoje, a atividade econômica lança suas externalidades socioambientais para a economia, o que acaba subsidiando seus preços no mercado", explica Monzoni. "É por isso que a insustentabilidade acaba sendo mais barata que a sustentabilidade, e no final é a sociedade quem paga por essas externalidades".

A TeSE busca ajudar as empresas a perceberem e compreenderem o custo real dessas externalidades para as suas próprias operações. Considerar externalidades como custo zero significa comprometer a disponibilidade e o uso futuro dos serviços ecossistêmicos que são essenciais para as atividades de uma empresa.

O primeiro passo para incorporar as externalidades é a valoração dos serviços ecossistêmicos, que foi o tema central do primeiro ciclo de atividades da TeSE. "A ideia de valorar não é nova, mas isso nunca avançou exatamente por causa da insegurança em como proceder", explica Renato Armelin, coordenador da TeSE. "Geralmente compreendemos valor associado a preço, e preço é um atributo de mercado, mas serviços ecossistêmicos não possuem um mercado".

No primeiro semestre, a Iniciativa organizou três oficinas temáticas com a presença de especialistas, para alinhar as empresas e discutir o estado da arte. A partir disso, a equipe e as empresas-membro construíram diretrizes para valoração dos serviços ecossistêmicos, com base em três premissas. "Primeiro, elas são baseadas em técnicas consolidadas na academia, mas são simples e de baixo custo, para privilegiar o que as empresas já possuem", explica Renato. "Segundo, elas são flexíveis e robustas o suficiente para que as empresas possam adaptá-las para qualquer tipo de decisão de negócio; e em terceiro, elas deixam claro quais são as limitações das abordagens e como os resultados devem ser interpretados de forma honesta e realista". A primeira versão dessas diretrizes pode ser vista na publicação da TeSE lançada durante o Fórum.

Para 2014, a ideia é revisar, aprimorar e ampliar as diretrizes desenvolvidas neste ano - que contemplam atualmente seis tipos de serviços ecossistêmicos (quantidade de água, qualidade da água, assimilação de efluentes líquidos, regulação do clima global, recreação e turismo, e biomassa combustível). Além da revisão técnica, a TeSE também auxiliará as empresas membro em projetos pilotos que colocarão as diretrizes em práticas e servirão para identificar necessidades de aprimoramento.

Integração: Perspectivas para 2014


Desde o começo de 2013, as Iniciativas Empresariais do GVces  vêm construindo uma rede de empresas dedicadas à construção de uma economia mais sustentável.

Um momento importante na integração das Iniciativas neste ano foi a Jornada Empresarial “Terceira Margem”, que convidou as empresas membro das quatro Iniciativas para uma viagem de campo conjunta, que permitisse aos participantes perceber a complexidade de desafios, interesses, papéis e ideias que permeiam assuntos-chave da sustentabilidade. Nessa linha de integração, a proposta da viagem de campo foi bastante influenciada pela metodologia por trás das experiências de campo vividas pelas turmas do FIS – Formação Integrada para a Sustentabilidade, disciplina eletiva oferecida pelo GVces aos alunos de graduação da FGV-SP.

“Nossa proposta era aprender saindo do lugar comum, ver como pessoas em um território diferente, com uma realidade diferente, encaram os mesmos problemas que a gente enfrenta”, explica Gildete Araujo, do Grupo O Boticário, que participou da Jornada. Para ela, a diversidade do grupo foi um diferencial da viagem. “Tínhamos pessoas de empresas de diferentes setores, com desafios e preocupações diversas, mas todos estavam engajados e envolvidos naquela experiência”.

Para 2014, o principal objetivo do GVces  em relação às Iniciativas Empresariais é aprofundar ainda mais a integração das suas atividades, experiências e processos. Além da realização da viagem de campo e do Fórum Anual, a proposta é integrar as Iniciativas no campo temático: no próximo ano, IDLocal e ISCV trabalharão conjuntamente em torno de um mesmo foco – promover a inovação em sustentabilidade no contexto da implementação de grandes empreendimentos, destacando o papel das grandes empresas em fomentar a inovação no relacionamento com as cadeias locais de valor.

“O GVces quer ser um hub para fortalecer os ecossistemas de inovação no Brasil”, explica Paulo Branco, vice-coordenador do GVces. “Os desafios da sustentabilidade podem ser traduzidos em oportunidades de negócio, e a inovação é um vetor fundamental para isso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário