> Comunicação Organizacional Verde: Dicas sustentáveis para comprar os presentes de natal

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dicas sustentáveis para comprar os presentes de natal

Fonte: EcoD

Se você é como a maioria das pessoas do mundo, também deixou para comprar os presentes de natal de última hora e deve estar doida nesse momento. Se ainda não tem ideias do que comprar para seus amores, aqui vão alguns lembretes:

1 - Mais qualidade, menos quantidade. Esse mantra, repetido exaustivamente por aqui, vale MUITO para o Natal. Melhor um presente bom, que vai durar anos e ter um significado especial para aquela pessoa, do que um monte de presentinho descartável que vai virar lixo pouco tempo depois. Uma ideia legal é juntar várias pessoas, todos os irmãos, por exemplo, e comprar um presentão para os pais, do que cada um dar um presente "marromenos".

2 - Procedência. Pense duas vezes em onde vai investir seu rico dinheirinho. Lembre-se que comprar em determinada loja é financiar toda a cadeia de produção e distribuição daqueles produtos, então fique de olho nas marcas acusadas de trabalho escravo, testes em animais, desrespeito aos funcionários e aos consumidores etc. Boicote é a maior arma que nós temos para forçar as empresas a agirem corretamente.

3 - Compre de quem faz. Tem um movimento lindo chamado “Compro de quem faz” que incentiva o comércio de produtos fabricados por artesãos e artistas criativos e independentes. Essa é uma forma linda de presentear quem a gente ama com um produto que não só é bonito, mas que também tem um significado especial, valoriza o comércio justo e sustentável e é diferente de qualquer coisa comprada em um shopping.

4 - Faça! Eu sei, essa é meio difícil, ainda mais a essa altura do campeonato, mas também não é impossível. Fazer com suas próprias mãos o presente de alguém é a maneira mais simples de dizer o quanto ela é especial para a gente. E não precisa ser a coisa mais complexa do mundo. Pode ser uma lembrancinha para as moças da família, como o balm labial que já mostrei aqui uma vez, lembra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário